
As provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2023 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram aplicadas nesse domingo, 19. Em um dos locais de prova, o campus da faculdade Uningá, que fica na PR-317, vários estudantes precisaram correr debaixo de muita chuva para não perder o exame, por conta de um congestionamento que teria durado horas em razão do grande fluxo de candidatos que tentavam chegar para fazer o teste.
Fábio Antunes Martins levou o filho para fazer o PAS. Ele relata que já havia sido alertado por outros pais sobre a dificuldade de chegar ao local de provas em anos anteriores, mas mesmo assim, presenciou muita correria e teve prejuízos por causa do congestionamento intenso na saída de Maringá.
“A prova do meu filho era na faculdade Uningá, aí nós conversamos com algumas pessoas que já tinham passado por isso e elas acabaram nos alertando para essa situação, falaram para levar o meu filho bem antes do horário, por volta das 10 horas da manhã, para evitar transtornos maiores devido o trânsito. Eu achei estranho eles falarem que seriam por volta de 2 horas de trânsito para conseguir chegar. Então, eu sugeri para a minha esposa que levasse nosso menino de carro de aplicativo para poupar o nosso carro, mas ela achou melhor levá-lo com o nosso carro mesmo. Mas, chegando nas proximidades da Uningá, o trânsito começou a ficar ruim e devido à chuva o trânsito ficou parado, nos impossibilitando de sair do lugar”, disse.
Segundo a UEM, o candidato deveria estar dentro da sala de prova até às 13h50. A entrada nas salas era permitida a partir das 13h20. “O horário começou passar, pois era 12h30 e o trânsito não seguia. Assim, as pessoas começaram a sair dos carros e começaram a correr do posto G10 até a Uningá, cerca de 4 km, para chegar a tempo. O transtorno foi grande, as pessoas chegaram lá molhadas. Meu carro estourou o radiador devido o congestionamento. Então, fica o nosso questionamento: por que que não fazem as provas nas próprias escolas desses alunos?”, completou.
Rodrigo Passos também foi levar a filha e diz que saiu de casa cedo. Mesmo assim, a adolescente teve que correr a pé e mudar de sala para poder fazer a prova, porque na dela as portas já estavam fechadas. Ele reclama da ausência de equipes ajudando a controlar o trânsito.
“Eu moro a 10 km da Uningá, e nos saímos com tempo suficiente para chegar lá´, mas não foi isso que aconteceu, pois ali na Associação da Prefeitura o trânsito já estava impossível, sem condição de andar, e não tinha ninguém para fiscalizar esse caos. Então, minha filha desceu do carro e foi correndo na chuva. Ela e outras pessoas chegaram atrasadas, então foram direcionadas para fazer a prova em outras salas”.
Nas redes sociais, vários relatos semelhantes e registros de fotos e vídeos reforçam a existência do problema. Em Maringá, eram quatro locais de aplicação das provas, sendo que 3760 candidatos fizeram o teste do PAS na Uningá.
Em nota, a Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da UEM disse que buscou prevenir a situação, solicitando apoio da Polícia Rodoviária Estadual e da Secretaria de Mobilidade Urbana e alertando aos candidatos para chegarem com antecedência. Segundo a nota, a situação foi agravada pela chuva, mas o índice de abstenção de candidatos não foi muito superior ao relatado no mesmo local no ano passado e nem tão diferente do registrado em outros locais de prova. A CVU afirma ainda na nota que tentará encontrar soluções para que tais reclamações não voltem a ocorrer em eventos futuros.
Confira abaixo, na íntegra, a nota da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) UEM:
“A respeito do relatado por candidatos que estavam alocados na Uningá para a realização da prova do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da UEM, a CVU buscou prevenir tais situações:
1. foi solicitado apoio à Polícia Rodoviária Estadual e à Secretaria de Mobilidade Urbana do município de Maringá para orientação de tráfego nas vias que dão acesso à Uningá;
2. todos os candidatos receberam, por WhatsApp, mensagem informando que os locais…
Read More: Pais relatam dificuldades para chegar a local de provas do PAS