domingo, abril 28, 2024

ABVE critica Zema e Tarcísio sobre EVs: ‘descompasso com a realidade’


Governadores de São Paulo e Minas Gerais são alvo de críticas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) por causa de decisões polêmicas

ABVE x Zema e Tarcísio: “Não nos parece sábio essas autoridades darem um sinal de desconfiança à tendência mais relevante do setor automotivo mundial”

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) emitiu uma nota oficial criticando as recentes declarações e ações dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em relação aos veículos elétricos e híbridos no Brasil. A entidade, que representa empresas envolvidas na promoção e desenvolvimento da mobilidade elétrica no país, levantou preocupações sobre as implicações das políticas e comentários recentes dessas autoridades para o setor.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Conforme já publicamos, o governador de São Paulo vetou integralmente um projeto aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que concedia isenção de IPVA para veículos elétricos, híbridos e movidos a hidrogêncio. Tarcísio justificou que apenas híbridos a etanol e hidrogênio devem ter incentivo.

Já Zema deu uma declaração polêmica para criticar carros elétricos. Na visão do governador, esse tipo de tecnologia é uma grave ameaça a milhões de empregos no Brasil. O estado é sede de uma das fábricas do grupo Stellantis e também possui produção de etanol.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Para a ABVE, as afirmações de Romeu Zema, nas quais ele mencionou que a eletromobilidade “ameaça os empregos” dos brasileiros, e a decisão de Tarcísio de Freitas de vetar um projeto de lei favorável aos veículos elétricos e híbridos, não estão alinhadas com os investimentos substanciais que empresas do setor automotivo têm feito no Brasil. A entidade lembra que essas empresas estão transformando a indústria automobilística nacional, inclusive por meio da aquisição de plantas industriais desativadas.

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, comentou sobre a situação, afirmando: “Não faz sentido as autoridades dos principais Estados do país criarem insegurança a empresas que já se comprometeram a gerar empregos de qualidade e trazer inovação tecnológica à indústria brasileira.”

A ABVE ressaltou a importância de apoiar a tendência global da eletromobilidade, que engloba não apenas veículos particulares, mas também a produção de ônibus elétricos, infraestrutura de recarga elétrica e o setor de mineração relacionado a materiais essenciais para a fabricação de baterias, como o lítio.

Ricardo Bastos também questionou o enfoque dado ao lítio, um recurso abundante em Minas Gerais. Ele argumentou que o lítio poderia ser utilizado de maneira mais eficaz para a produção de baterias, automóveis e ônibus elétricos no Brasil, em vez de ser exportado in natura.

A ABVE defende que as afirmações de Romeu Zema, nas quais ele classificou o veículo elétrico como uma ameaça aos empregos, não refletem a realidade internacional e o progresso do mercado brasileiro. Além disso, a decisão de Tarcísio de Freitas de vetar um projeto de lei da Assembleia Legislativa que visava incentivar a eletromobilidade no Estado de São Paulo, em favor de uma proposta que negligencia os veículos elétricos, é considerada um obstáculo ao caminho promissor da tecnologia de combate às mudanças climáticas.

A ABVE observa que o aumento no número de veículos leves elétricos e híbridos emplacados nos últimos anos é um indicativo de que os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos modernos e sustentáveis. Isso tem impulsionado os investimentos no setor, resultando na criação de diversas empresas de veículos, componentes, equipamentos e serviços, bem como na proliferação de startups no setor de mobilidade elétrica.

Leia na íntegra o comunicado da ABVE:

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico manifesta sua decepção com as declarações recentes dos governadores de São Paulo e …



Read More: ABVE critica Zema e Tarcísio sobre EVs: ‘descompasso com a realidade’

Related Posts

Next Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Today Trend News